Cliping Casa Vogue: 8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020

Cliping Casa Vogue: 8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020
20 de março 2020

19 MAR 2020 - 06H01

POR LILIAN SANTOS, DO REVESTINDO A CASA

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que completou sua 18ª edição neste mês, apresenta todos os anos produtos e soluções para o segmento de acabamentos. E eu sempre fico curiosa para saber as novidades que podem ajudar a solucionar algum problema que profissionais da construção civil e [b]consumidores encontram[/b] em seu dia a dia. Fiz um tour por toda a feira e, a seguir, separei alguns produtos que considero mais inovadores. Confira!


1. Ladrilho hidráulico com 11 mm


8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Ladrilhos hidráulicos são fabricados em processo artesanal e sua matéria-prima principal é o cimento. Os modelos convencionais possuem em média 17 mm de espessura e, em muitos casos, a instalação se dá junto a outros tipos de revestimentos, como porcelanatos e cerâmicos, sendo necessário rebaixar o contrapiso para que todos os fiquem com a mesma altura.

A Adama agora vai produzir ladrilho hidráulico através de um sistema de compactação para o ladrilho ficar apenas com 11 mm (espessura média de porcelanatos e cerâmicas), tornando o produto mais leve, fácil de instalar e com a mesma durabilidade do convencional.


2. Deck de piso atérmico


8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Decks são uma solução para áreas externas. Mas, quando falamos em deck de madeira ou produtos que reproduzem esse tipo de material, eles acabam retendo mais calor por conta da coloração escura.

A Castelatto lançou um deck atérmico - trata-se de um piso cimentício específico para área externa e que não esquenta e também tem a possibilidade de captação de água. Esse material pode ser usado para a elevação de pavimentos, abrigando o maquinário da piscina ou outros itens desejados.


3. Revestimento de vidro que reproduz mármore de grandes formatos


8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Uma das grandes apostas da feira foi o lançamento Corstone fabricado pela Weiku. De fabricação nacional, o produto permite incluir uma imagem reproduzindo o revestimento escolhido entre duas chapas de vidro. Por ser completamente vedado, a peça garante segurança, durabilidade de um vidro de alta resistência, e proteção UV.

Na Revestir eles apresentaram uma coleção que reproduz mármore exóticos, com a vantagem de ser mais leve, facilitando a instalação. É considerado um produto de alto padrão com um bom custo-benefício e formatos que variam de 100x100 cm a 300x150 cm.


4. Torneira hospitalar com Ozônio


8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Em ambientes hospitalares é primordial o processo de higienização das mãos. E pensando nessa necessidade a Docol lança uma evolução da torneira Blink que, além de funcionar de forma automática com a simples aproximação das mãos, proporciona maior segurança e qualidade ao processo de assepsia. A tecnologia DocolOzônio é responsável por eliminar 99% das bactérias. Um grande ganho contra a proliferação de microrganismos.


5. Porcelanato de maxi formato que entra no elevador



8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Os revestimentos em grandes formatos vieram para ficar! Quando instalados em pisos e paredes, eles criam um efeito de amplitude. Mas um problema enfrentado é o içamento das peças, já que muitas tem mais de 2 metros e não entram nos elevadores.

Pensando nessa dificuldade, a Roca lançou o formato 2 x 1 m, adequado para entrar no elevador e em diversos padrões que reproduzem mármores, concreto, aço… 


6. Pintura automotiva com 16 opções de cores para metais sanitários



8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Já pensou em ter seus metais sanitários na cor laranja, rosa ou, então, azul? A Rubinettos lançou um serviço personalizado para fazer pintura em todos os metais do seu banheiro e cozinha, como o chuveiro, torneiras, acessórios, papeleira, porta-xampu... São 16 opções ao todo. Você escolhe o seu metal e eles fazem a coloração. O tipo de pintura usada é a automotiva, garantindo alta resistência e durabilidade.


7. Revestimento metalizado 3D para a área externa


8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


Os revestimentos metalizados não podem ser usados em áreas externas, pois muitos modelos recebem uma pintura superficial que não é resistente a intempéries como sol, chuva e podem diltar com as mudanças de temperatura.

Neste ano, a Portinari lançou um porcelanato 3D sem relevos no formato 30 cm x 1,20 m e 60 cm x 1,20 m que pode ir em fachadas. Eles desenvolveram uma tinta metalizada que não sofre ataque químico e garante durabilidade.


8. Produtos específicos para teto



8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)


A Teto Vinilico é uma das primeiras empresa focadas em produtos para o teto. São 23 opções de acabamentos para áreas internas e em diversos estilos de superfícies que reproduzem diversas madeiras e concreto.

O produto é extremamente leve, tem sistema de encaixe imperceptível, quinas com ângulo superior a 90°, é mais rápido de instalar e tem flexibilidade para projetos de base curva.  

*Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing. Tem sempre um sorriso no rosto e um roteiro de viagem preparado. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos há um tempão e criou o blog Revestindo a Casa para compartilhar todo seu conhecimento técnico, tendências e inspirações.


Matéria extraída: Casa Vogue




Comentário

Marcelo
24 de março 2020

Publicação muito Boa. Parabéns!!!

Deixe seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Campo obrigatório são marcados com *